sábado, 16 de outubro de 2010

"CIDADE NEGRA"


O Cidade Negra, um dos grupos mais populares do reggae brasileiro, foi formado na década de 80 na cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Bino Farias (baixo), Lazão (bateria), Da Gama (guitarra) e Ras Bernardo (vocais) atendiam pelo nome de Lumiar e se apresentavam pelo circuito de festas reggae do Rio de Janeiro. Foram descobertos pelo produtor Nelson Meirelles (mais tarde baixista-fundador d'O Rappa), que gravou suas primeiras fitas demo.
Já rebatizados de Cidade Negra, eles ganharam destaque num documentário da rede inglesa de TV BBC sobre a Baixada, o que ajudou a abrir as portas para o lançamento do primeiro disco da banda, "Lute Para Viver". Os hits "Falar a Verdade" e "Nos Jardins Dessa Nação" transformaram a banda numa sensação na cena pop-rock brasileira.
Ras Bernardo gravou ainda "Negro no Poder", em 1992, e participou com a banda do festival de reggae Sunsplash, na Jamaica. No ano seguinte, ele foi substituído pelo vocalista da banda de black music Bel, Toni Garrido. O primeiro sucesso com o novo vocalista foi a música "Onde Você Mora?", do CD "Sobre Todas as Coisas"

Logo em seguida, vieram os discos O Erê, em 1996, Quanto Mais Curtido Melhor,
em 1998, e Enquanto Gira o Mundo, em 2000.
Em 2002, a banda comemorou a década de carreira gravando suas principais músicas no Acústico MTV, que teve como novidades a regravação de "Extra", de Gilberto Gil, e uma versão em português de "Johnny B. Goode", de Chuck Berry.
Em 2004, o grupo voltou ao reggae tradicional com o disco "Perto de Deus", mixado na Jamaica, que teve a faixa-título como grande sucesso, além dos hits "Além das Ondas" e "Homem Que Faz a Guerra", com participação de Rappin´n Hood.


DISCOGRAFIA

1991 Lute pra Viver
1992 Negro no Poder
1994 Sobre Todas as Forças
1996 O Erê
1998 Quanto Mais Curtido Melhor
1999 Hits & Dubs (recompilação)
2000 Enquanto o Mundo Gira
2002 Acústico MTV
2005 Perto de Deus
2006 Direto-Ao Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário