sábado, 16 de outubro de 2010

"PLANET HEMP"


Banda de rap e rock surgida em 1993 no Rio de Janeiro, com letras falando basicamente sobre maconha e sua legalização. Começaram a fazer shows no Rio e outras capitais, como Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba, participando de festivais. As apresentações do grupo começaram a se destacar porque sempre acabavam em briga e confusão. Em 1994 a morte de Skunk, idealizador da banda ao lado de Marcelo D2, interrompeu a carreira do Planet Hemp por algum tempo.

Com a entrada de Bê Negão retomaram o fôlego e assinaram contrato com a Sony Music, lançando, em 1995, o CD "Usuário". Esse disco projetou a banda, emplacando alguns sucessos entre o público jovem, como "Mantenha o Respeito", "Legalize Já", "Fazendo a Cabeça" e a polêmica "Porcos Fardados", uma crítica à violência policial. O álbum ganhou Disco de Ouro.

O Planet Hemp já tocou com alguns dos grandes nomes do hip hop, como Beastie Boys e Cypress Hill. "Os Cães Ladram Mas a Caravana Não Pára", CD gravado no final de 1996, mixado nos Estados Unidos, trouxe outra qualidade à já consagrada banda, obtendo Disco de Platina. Por causa de seu compromisso com a causa da legalização da maconha e sua letras referentes a esse assunto, o Planet Hemp já teve vários problemas com a justiça brasileira. Discos apreendidos, shows cancelados e ordens de prisão fizeram e fazem parte da rotina da banda. Os integrantes do grupo eram: Marcelo D2, Skunk, Rafael, Formiga, Bacalhau, Bê Negão, Zé Gonzales e Apolo 9.

Dessa vez com Marcelo D2 e Bnegão nos vocais, Formigão (baixo), Rafael (guitarra) e Pedrinho (bateria) lançam, em 2001, pela Sony Music, o cd “MTV ao vivo”. A banda dispensou DJ, teclados e vozes de apoio, e soltou um vigoroso disco de rock, no qual a única concessão ao hip hop são os vocais rappeados. Um disco em que eles trocam as malandragens sonoras variadas que veio colecionando em seus álbuns de estúdio pela energia bruta.

Atualmente Marcelo D2 tem uma carreira solo bem-sucedida, enquanto os outros integrantes se dedicam à projetos solos menores. A banda praticamente não faz mais shows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário