sábado, 16 de outubro de 2010

"LOS HERMANOS"


Los Hermanos estouraram em todo o Brasil com Anna Julia, música composta para uma paixonite do empresário do grupo. Nada mal para uma banda formada por cinco amigos que ainda estavam na faculdade. Marcelo Camelo (voz e guitarra), Rodrigo Amarante (flauta transversa e voz), Patrick Laplan (baixo), Rodrigo Barba (bateria) e Bruno Medina (teclados) formam a banda de hardcore que fala de amor. O embrião do grupo formou-se em 1997, com Marcelo e Rodrigo. Os outros vieram aos poucos.

Quando Anna Julia estourou nas paradas, o grupo já era conhecido no underground carioca. Los Hermanos passaram pelo inevitável circuito de quem está começando: bares pequenos, lugares distantes e festinhas. Em 1998, já com a formação atual, gravaram duas demos: Amor e Folia e Chora, que aos poucos foram se espalhando.

O fato de serem cinco estudantes da PUC começou a chamar a atenção da mídia e Los Hermanos começaram a aparecer na imprensa. Pouco depois, foram convidados a participar do Superdemo, festival de música alternativa do Rio. Uma das fitas demo foi parar nas mãos de Paulo André, um dos organizadores do Abril Pro Rock que os convidou, meses depois, a participar do festival, na mesma edição em que estavam Marcelo D2, Arnaldo Antunes e Sepultura. A participação dos Hermanos – cada vez mais afastados dos estudos – foi um sucesso e eles foram considerados revelação do festival. Com contrato fechado com a Abril Music, o primeiro disco foi gravado em São Paulo e mixado em Los Angeles, produzido por Rafael Ramos e Rodrigo Castanho. Dez das músicas vieram das duas primeiras fitas demos. Entre as outras quatro do disco, está Bárbara com participação especial de Roger, do Ultraje a Rigor, ídolo dos meninos. Não demorou muito para o fenômeno Anna Julia acontecer e Los Hermanos virarem paixão nacional.

Em 2001, após a saída do baixista Patrick - que não foi substituído oficialmente - o grupo lançou o álbum Bloco do Eu Sozinho, mais reflexivo e elaborado que o primeiro CD. Como curiosidade, ainda em 2001, o roqueiro inglês Jim Capaldi registrou uma versão em inglês do sucesso Anna Julia, com participação do ex-Beatle George Harrison na guitarra.

Após a falência da Abril Music, Los Hermanos lançam em 2003, pela BMG, sua nova gravadora, o CD Ventura, que vendeu 70 mil cópias. Antes de ser lançado, porém, uma gravação de um ensaio vazou pela Internet, mas, em lugar de roubar o ineditismo do lançamento, serviu para mostrar o quanto o CD era aguardado com ansiedade pelos fãs. Desse CD surgiram vários shows, com a faixa Cara estranho tocando bem em todo Brasil.

Em 2002, sai pela Abril Music o DVD Luau MTV – Los Hermanos, gravado na Costa do Sauípe, em 2001.

Outro DVD da banda vem em 2005 (Sony BMG), apresentando o show realizado no Cine Íris, em julho de 2004. No repertório músicas como Quem Sabe, Do Sétimo Andar e O Vencedor, além de um documentário com cenas dos ensaios, da gravação do disco e da turnê do seu álbum Ventura. O mais novo e esperado álbum saiu, finalmente, em 2005, lançado pela Sony BMG, com produção de Kassin. Com uma pequena tiragem também em vinil, o novo CD reafirma a identidade própria do grupo em relação ao cenário do rock nacional, guardando um estilo mais intimista.

Um comentário:

  1. Olá,
    Achei essa postagem procurando sobre Los Hermanos.
    Muito boa!
    Abraços,
    Zuza Zapata
    www.zuzazapata.com.br

    ResponderExcluir